Vinhos

Voltar

Principal Reserva Bairrada Tinto 2010

em 09.10.15

Um dos vinhos que mais gostei de ter provado, desde que cheguei aqui em Lisboa, foi o Principal Reserva. Estava jantando com minha cunhada e pedimos, primeiro, um vinho do Douro. Um excelente vinho, mas daqueles carregados de fruta, de álcool... “a fruit bomb”, como diria uma amiga minha californiana. Aí, na hora de pedir os pratos, foi aquela confusão! Peixe, porco, filé... Tinha de tudo. Então, pensei em algo menos intenso, que pudesse acompanhar melhor os diversos pratos. Foi quando vi o Principal Reserva, na carta. E que foi super bem recomendado pelo garçom. Escolhido.

Eu já conhecia a fama deste vinho – e olha que nem escolhi o Grande Reserva!, mas me surpreendi bastante com o que encontrei na minha taça. Assim como o restante da mesa.

A marca Principal pertence, juntamente com outras marcas, à IDEAL DRINKS, empresa de produção e distribuição de vinhos, destilados e azeites. Em Portugal, a empresa possui uma série de propriedades em diferentes regiões vitivinícolas, como Bairrada, Dão e Vinho Verde.

Dentre as Quintas de propriedade da empresa está a Quinta de São Lourenço, na Bairrada, onde são cultivadas as uvas destinadas à produção das marcas Principal, Colinas e São Lourenço.

A propriedade, que foi adquirida em 2009, possui 50 hectares de vinhas, que foram remodeladas e replantadas com castas nacionais e internacionais, como  Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Syrah, Pinot Noir, Pinot Meunier, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Arinto, destinadas à produção de tintos, brancos, rosés e espumantes.

Na moderna adega é produzido o Principal Reserva Bairrada Tinto, além do Reserva Branco, do Rosé Tête de Cuvée e, por fim, o Grande Reserva Tinto, considerado um dos melhores vinhos de Portugal.

Colinas de São Lourenço Principal Reserva Bairrada Tinto 2010

Castas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Merlot

Produção: (sem informações)

Prova: Um vinho gastronômico, elegante. Aromas intensos de frutas vermelhas, violeta, ervas secas e toque terroso. Encorpado, com acidez marcante e taninos moderados, com bom fim de boca.

Harmonização: Para mim, este vinho acompanha bem uma diversidade de pratos, especialmente aqueles com muita gordura, visto que a acidez marcante tende a amenizá-la. Secretos de porco, carneiro grelhado com ervas, pato e carnes em geral. Mas até um peixe mais estruturado pode ser escoltado por este vinho.   

Preço Médio: R$ 200-250 | 20 €

*A imagem da capa foi retirada do site da Ideal Drinks.

Mais Vistos

Instagram

Novidades

Receba em primeira mão todas as novidades diretamente no seu email:

enoblogs