Vinhos

Voltar

Vadio Bruto Rosé

em 30.10.15

O vinho de sexta de hoje é o Vadio Bruto Rosé, um lançamento do projeto Vadio, do Young Winemaker Luís Patrão.

Eu já falei aqui sobre o projeto do Vadio e dos vinhos produzidos (ver link abaixo). Até então, um branco, dois tintos e um espumante. E já tinha, também, antecipado que estava chegando um espumante rosé para complementar a família. E ele, finalmente, chegou!

Recém-lançado aqui em Portugal, ainda não tem previsão (infelizmente) de chegar ao Brasil. Mas, quem estiver com viagem agendada para as terras lusitanas, não pode deixar de provar!

Tive o prazer de degusta-lo juntamente com a sua criadora-mor, Eduarda Dias, esposa de Luís Patrão. Foi ela que insistiu para que Luís produzisse um espumante rosé 100% Baga. Este é o primeiro a ser produzido e foram feitas apenas 1.300 garrafas.

Há alguns meses, fizemos uma prova dos espumantes na casa de Eduarda e Luís, com um grupo de amigos, para ajudar a definir a dosagem dos espumantes, tanto o branco, quanto o tinto. Fizemos provas de dosagens que variavam de 0 a 9 gramas de açúcar por litro. E foi bem interessante.

O resultado final, para o rosé, foi uma dosagem de 6 g/l. Pela escala de dosagens dos champagnes, um espumante com esta quantidade pode ser considerado um Brut (0-12g/l) ou, ainda, um Extra Brut (0-6g/l).

Vadio Bruto Rosé

Castas: 100% Baga

Produção: Elaborado pelo método clássico, com 18 meses de estágio em cave.

Prova: Cor salmão clara, com aromas delicados de frutas vermelhas e leve toque floral. Perlage fina e intensa, com bom equilíbrio entre açúcar e acidez.

Harmonização: Uma das harmonizações clássicas para um espumante da Bairrada é o tradicional leitão da região. E só de pensar na empada de leitão do Rei dos Leitões, juntamente com uma taça deste rosé, já fiquei com água na boca. Porém, ele também acompanha muito bem uma série de pratos a base de camarão, lagosta, salmão e, especialmente, sushis e sashimis. Além disso, por ser leve e equilibrado, pode ser consumido sozinho, sem maiores acompanhamentos (a não ser uma boa companhia, sempre fundamental).

Preço Médio: 18 €

Posts Relacionados:

Os Young Winemakers de Portugal

Os melhores de 2014 - Portugal

Mais Vistos

Instagram

Novidades

Receba em primeira mão todas as novidades diretamente no seu email:

enoblogs